Biografia

20/07/2011 18:01


 

DANIEL DAVIS BLOCKER - 1928/1972

 Dan Blocker nasceu em De Kalb, Texas, no dia 10 de dezembro de 1928, filho de Ora Shack e Mary Blocker .

Dan Blocker, aos treze anos ingressou no Institutu Militar do Texas, onde concluiu seus estudos e, em 1946, recebeu uma bolsa de estudos como jogador de futebol do time da Universidade Hardin-Simmons, em Abilene, Texas.Lá também particou do time de box amadador na categoria peso-pesado.

Ainda na Universidade, recebeu o prêmio de melhor ator universitário por sua atuação na montagem da peça "Green Pastures"

Ele se formou professor e concluiu o Mestrado em Artes Dramáticas. Embora  seu personagem em Bonanza fosse caracterizado pelo racicíonio lento, Dan Blocker foi o único protagonista do elenco de Bonanza que obteve uma alta graduação universitária.

Após sua graduação, Dan Blocker serviu na guerra da Coreia e, ao retornar, assumiu uma vaga no Instituto de Los Angeles como professor, mas sua carreira no magistério não durou muito porque, nessa época, Blocker já tinha se decidido pela atuação.

Com 1,96m e 130kg, Blocker era reconhecido em seu tempo de magistério como um mestre tranquilo e carinhoso.

Em 1950, Dan Blocker estreou na Broadway numa versão de "O Rei Lear" e fez outras participações no teatro até 1955, quando lançou seu primeiro trabalho no cimena em "Hook a Crook". A partir daí fez várias pequenas participações em filmes como "Black Patch"(1957), "Outter Sapace Jitters"(1958) e em diversos programas de TV como Gunsmoke, Playhouse90, Chayenne, Maveryk e The Rifle Man, entre outros, mas em 1959, quando aceitou interpretar o filho do meio de Bem Cartwright em Bonanza(1958/69), não imaginava o tamanho do sucesso que alcançaria com o seu “gigante gentil” Eric 'Hoss'Cartwright.

                       Dan e Frank Sinatra                                     Elvis era fã de Bonanza e insistiu em conhecer Dan Blocker (Hoss)

Durante os 13 anos em que participou de Bonanza, Blocker fez alguns papéis secundários em filmes na tela grande e criou uma famosa rede de restaurantes, a Bonanza Steak House.

Ao final da 13ª temporada de Bonanza, no dia 13 de maio de 1972, Dan Blocker veio a falecer durante uma cirurgia devido à uma embolia pulmorar

Tido como um homem culto e pacato, Dan Blocker não se deixou abalar pela fama e pela riqueza. Manteve sua família protegida da mídia e não se via seu nome envolvido em escândalos ou fofocas típicos de Hollywood. Nos sets de Bonanza fez grandes amizades que preservou durante toda sua vida. Os outros três protagonistas sempre tiveram palavras carinhosas a seu respeito e, com o passar dos anos, os laços se estreitaram com Lorne Greene e Michael Landon.

 

Dan foi casado com Dolphia, sua namorada de faculdade, por toda a sua vida e com ela teve quatro filhos.

Há um museu dedicado a Dan Blocker em O'Donnel, Texas, no condado de Lynn, a cerca de 40 milhas de distância de Lubbok.

Dois de seus filhos se dedicaram à carreira artística: David é produtor e Dirk ator. Este último participou de "Os Pioneiros" e " Bonanza-O Retorno"